Nunca armazenar o tecido em forma de "fogueira" ou no sentido vertical. Os rolos devem ser empilhados em paralelo e devem estar apoiados completamente na lateral. (Empilhamento máximo de 5 rolos). Atenção: o encolhimento do tecido pode variar de um lote para outro.
Armazenar em local seco, sem incidência direta de luz solar.
Proteger o ambiente contra roedores e pragas.
MODELAGEM
Antes do enfesto e corte é importante verificar o provável encolhimento do tecido após lavagem. Para isto é necessário que seja feita uma peça piloto do lote recebido e submetê-la às mesmas condições de lavagem as quais será submetido o tecido. Acrescentar o resultado obtido na modelagem. Atenção: o encolhimento do tecido pode variar de um lote para outro.
Observar a construção do tecido ao riscar o molde, deixando todas as partes da peça no mesmo sentido.
CORTE E ENFESTO
Preparar o enfesto com rolos da mesma remessa e em ordem cronológica.
Nunca misturar lotes e nuances diferentes. Obs.: na fábrica, o tecido é separado por nuances que tem as mesmas características e, misturá-los, pode causar diferença de tonalidade na peça.
Evitar tensões excessivas ao desenrolar o tecido.
Não ultrapassar 40 folhas no enfesto (aproximadamente 15cm de altura).
Para obter um corte de precisão, observar se a Tesoura está bem afiada.
Não deixar de utilizar as guias de corte.
Observar marcações na ourela do tecido que indicam defeitos que devem ser retirados no corte.
No corte, todas as partes da peça devem ser marcadas para evitar a possibilidade de trocas no fechamento, principalmente nas partes menores. A troca das partes em uma peça pode ocasionar diferença de tonalidade nas peças.
COSTURA
Importante adequar a linha e a agulha à gramatura do tecido.
Sugerimos a utilização de 4 a 5 pontos por cm na costura. Realizar teste de resistência da costura esticando 3 a 4 vezes para verificar se a mesma não se rompe.
Para evitar enrugamento na costura é importante evitar pressão do calcador. Os dentes das máquinas não devem estar altos demais ou adiantados. A regulagem adequada evitará pontos disformes e uma costura inadequada. Sempre que houver o recebimento do novo tecido, este procedimento deverá ser repetido. Se ocorrer rompimento da linha, ajustes adicionais no maquinário de costura deverão ser feitos para aumentar a elasticidade da costura.
Obedecer sempre os piques de orientação para evitar qualquer entortamento da peça.
Não esticar ou puxar o tecido durante a costura para evitar variação do ponto e distorções da peça confeccionada. A não observação deste item pode causar um grave defeito, conhecido como "perna torta".
É importante fazer teste de resistência da costura esticando de 3 a 4 vezes, verificando se não existe possibilidade de rompimento.
Em tecidos PT (Pronto para Tingimento):
:: Utilizar linha 100% algodão mercerizada para tingimento homogêneo.
:: Utilizar ponto frouxo, para não acontecer de estourar a costura, após o tingimento.
:: Utilizar máquina de ponto corrente nas costuras que exigem elasticidade. Para costura - de zíper, em vincos, fixações e aplicações - onde o alongamento deve ser limitado, utilizar ponto fixo.